

Cirurgia Robótica
A cirurgia robótica, também chamada de cirurgia assistida por robô, permite que os médicos realizem muitos tipos de procedimentos complexos com mais precisão, flexibilidade e controle do que é possível com as técnicas convencionais. A cirurgia robótica geralmente está associada à cirurgia minimamente invasiva – procedimentos realizados por meio de pequenas incisões. Às vezes também é usado em certos procedimentos cirúrgicos abertos tradicionais.
O sistema cirúrgico robótico clínico mais utilizado inclui um braço de câmera e braços mecânicos com instrumentos cirúrgicos acoplados a eles. O cirurgião controla os braços enquanto está sentado em um console de computador próximo à mesa de operação. O console oferece ao cirurgião uma visão 3D ampliada e de alta definição do local cirúrgico. O cirurgião lidera outros membros da equipe que auxiliam durante a operação.
Os cirurgiões que usam o sistema robótico acreditam que, para muitos procedimentos, ele aumenta a precisão, a flexibilidade e o controle durante a operação e permite que eles vejam melhor o local, em comparação com as técnicas tradicionais. Usando a cirurgia robótica, os cirurgiões podem realizar procedimentos delicados e complexos que podem ser difíceis ou impossíveis com outros métodos.
Benefícios da cirurgia robótica
Muitas vezes, a cirurgia robótica torna possível a cirurgia minimamente invasiva. Os benefícios da cirurgia minimamente invasiva incluem:
Menos complicações, como infecção do sítio cirúrgico
Menos dor e perda de sangue
Menor tempo de internação e recuperação mais rápida
Cicatrizes menores e menos visíveis
Quem opera: o robô ou o cirurgião?
Diferentemente do que muitos podem imaginar, o robô não funciona de forma autônoma, todos os movimentos realizados por ele na verdade são controlados pelo cirurgião. A função do sistema robótico é permitir ao cirurgião um movimento mais preciso e delicado, com uma visualização mais acurada e em uma posição no console que evita o cansaço ao longo da cirurgia. O robô nunca toma decisões próprias, nem executa comandos que não tenham sido ordenados pelo cirurgião.


Cirurgias
Vários procedimentos urológicos podem ser realizados de forma precisa e segura com o auxilio do robô. Esse acesso cirúrgico tem se tornado o acesso de escolha nos principais centros do mundo.
Seguem exemplos de cirurgias em urologia que podem ser realizadas:
-
Prostatectomia radical (tratamento de câncer de próstata)
-
Prostatectomia simples (tratamento de hiperplasia prostática benigna)
-
Nefrectomia radical (tratamento de câncer de rim)
-
Nefrectomia parcial (tratamento de câncer de rim)
-
Cistectomia radical (tratamento de câncer de bexiga)
-
Pieloplastia (correção de estenose de junção uretero-piélica - JUP)
-
Reimplante ureteral (tratamento de estenose e ureter)
-
Uretero-ureteroanastomose (tratamento de estenose e ureter)
-
Sacropromotofixação (cirurgia para correção de prolapso genital)
-
Hernioplastia inguinal
-
Linfadenectomia de Retroperitônio (para tratamento de câncer de testículo)
Qualquer cirurgião pode realizar cirurgia robótica?
Não. Para um cirurgião ser apto a realização de uma cirurgia robótica ele deve passar por um treinamento específico, em seguida é acompanhado por um Proctor em suas primeiras cirurgias e então precisa se mostrar capaz de obter uma certificação que lhe garanta poder executar os procedimentos cirúrgicos sem estar acompanhado de alguém mais experiente.
A cirurgia robótica é ideal para você?
A cirurgia robótica não é uma opção para todos. Converse com seu médico sobre os benefícios e riscos da cirurgia robótica e como ela se compara a outras técnicas, como outros tipos de cirurgia minimamente invasiva e cirurgia aberta convencional.
A cirurgia robótica pode não estar disponível em centros médicos em sua localização geográfica. Caso isso aconteça, procure um centro de referencia em Cirurgia Robótica como o Real Hospital Português localizado em Recife/Pe.